Ir para Inicio

Mudanças práticas para reter talentos de TI

 
Veiculação: 27/02/2016 14:37 | Por: Guilherme Strube

Redução de horas de trabalho e melhoria no ambiente fazem parte das iniciativas positivas.

O mercado de tecnologia disputa cada mais vez os talentos da área, por isso as empresas procuram reter em seus quadros os colaboradores altamente qualificados colocando em prática medidas que tragam mais qualidade de vida e um melhor ambiente de trabalho. 

RELOGIOA Inventti, de Blumenau (SC), tem cerca de 50 colaboradores, e resolveu ouvir os próprios interessados pra saber como colocar isso em prática. "A sugestão colocada como número 1 por parte da equipe foi a redução da carga horária de trabalho", explica o diretor técnico e de marketing da Inventti, Tibério César Valcanaia. A empresa reduziu 10% do total da atividade, com quatro horas a menos por semana. "Os resultados já estão aparecendo e fico feliz quando percebo que alguém do nosso time está usando este tempo extra pra praticar exercícios, jogar futebol com seu filho, participar de treinamentos e no outro dia está aqui com a 'corda toda'; produzindo mais em menos tempo", diz Valcanaia.

"Algumas pessoas aproveitam o tempo para estudar, para almoçar com mais tranquilidade, praticar atividade física, fazer uma boa leitura entre diversos outros afazeres pessoais que antes não era possível realizar devido à falta de tempo, pois a grande maioria das pessoas estuda no período noturno. Esse cuidado com a vida pessoal torna as pessoas mais dispostas e o dia passa a ser mais produtivo", afirma a coordenadora de apoio ao cliente, Tatiana Maria da Rocha. 

O colaborador Ederson Jasper, da área de Projetos, diz que com a redução da carga horária conseguiu incluir mais atividades físicas em sua rotina semanal. "Esta redução trouxe um impacto positivo que reflete para mim em qualidade de vida, disposição, motivação, dedicação para os estudos e mais tempo com minha esposa", acrescenta Jasper. 

Além dessa mudança na carga horária, também estão sendo implantadas melhorias físicas no ambiente de trabalho, para proporcionar mais conforto aos colaboradores.

"Essas mudanças mostram que a empresa não se preocupa somente com meu trabalho, mas também com meu bem estar e está evoluindo muito para dar qualidade de vida a nós colaboradores", avalia a Consultora Comercial, Joice Fidelis. "São ações simples que nos ajudam a sentir mais conforto e, por consequência, produzir mais", complementa a Gestora Financeira, Mariane Klann.

"O capital humano é o maior recurso que uma empresa de tecnologia como a nossa possui.  Queremos ser uma empresa de alta produtividade e pra isso precisamos ter alta satisfação de quem trabalha aqui, para que cada um dê o seu melhor", finaliza o diretor da Inventti.



Fonte: Presse Comunicação Empresarial

© 2014 - Todos os Direitos Reservados.