Ir para Inicio

Raio X da profissão TI - Analistas - parte 3

 
Veiculação: 24/02/2012 07:26 | Por: Douglas Cassaniga

Hoje na série Raio X da profissão TI, estaremos abordando uma profissão de suma importância para o negócio, o Analista de Segurança

Segurança da InformaçãoÀ medida em que as empresas estão cada vez mais preocupadas com proteção da informação a segurança de informação é uma área em forte ascensão no Brasil. A evolução dos ataques e melhorias na exploração das vulnerabilidades que aumenta a cada ano tem tornado o papel do Analista de segurança de fundamental importância. O número de incidentes de segurança de informação vem aumentando ao longo dos anos, dentre as ameaças podemos citar: infecção por vírus, Worm, Trojans, ataques Denial of Service contra as redes e sistemas, invasão de sistemas, etc.

A popularização da Internet e o avanço tecnológico têm favorecido na complexidade do ataque ,numa maior quantidade de ocorrências e num número maior de ferramentas que podem ser utilizadas para o ataque. Isso tem tornado o trabalho do analista de segurança um tanto quanto difícil, exigindo que o profissional de segurança da informação seja cada vez mais especialista para que possa contribuir na minimização dos riscos quanto ao roubo de informações, na detecção de vulnerabilidades em sistemas, servidores e aplicações. Outras atividades inerentes ao analista de segurança é definir políticas de segurança de rede, gerenciar firewall, antivírus, etc.

Mas não apenas as ameaças externas representam risco para a segurança da informação, pois os próprios funcionários das empresas são considerados ameaças de alto risco quando mal-intencionados ou por falta de conscientização da importância da manipulação da informação.

É de suma importância perceber que não apenas formação acadêmica é necessária para ingressar nessa profissão, deve-se atrelar esse conhecimento a outros, como por exemplo, tirar cerificações da área de segurança¹, conhecer como costuma pensar e agir um hacker, ter conhecimentos sobre gerência de TI para poder gerir as políticas de segurança, entre outros. Enfim, é um profissional que além de conhecer sobre criptografia, certificação digital, cifra, firewall, e outros assuntos específicos da área de segurança da informação, deve conhecer também outros assuntos da área de TI. Então, para você que gosta da área de segurança comece a direcionar seus estudos nesses temas principais, lembrando que segurança abrange outros conhecimentos.

¹ Para os interessados no assunto, aproveitem a parceria do Blumenau TI com a TI Exames. Todas certificações com 10% de desconto, basta apresentar o código bônus no ato da compra.

 

Leia a outra matéria:

Raio X da profissão TI - Analistas - parte 2


KeepIT

Fonte: Trocando idéias TI

© 2014 - Todos os Direitos Reservados.